04/07/2012

Redescobrindo os prazeres de cozinhar

Esses dias fui na casa de uma amiga que não via há algum tempo. Há uns 3 anos nós dividíamos apartamento. Moramos juntas por quase dois anos. Na época que fui morar com ela eu estava no meu “auge” (como na fotinha ali do lado). Ela levava uma alimentação super desregrada, mas sempre teve um corpão.  Sabe essas pessoas que tem a genética boa? É ela! (pernão, bundão, cintura fina, quase nada de celulite..etc). Na época eu era mega paranóica em malhar, RA e tudo que dizia respeito a isso. Ela tbm sempre foi muito preocupada, mas trabalhava numa grande empresa, de escala noturna e acabou dando uma engordada. Então, ela se “espelhava” em mim. Na minha disposição para comer bem, ir malhar, etc. E sempre foi assim durante os dois anos que dividimos o mesmo teto.
Enfim, mas não é isso que eu vim falar aqui. Quando morávamos juntas, nos finais de semana eu sempre ia para a cozinha preparar o almoço, o jantar, os lanchinhos e ela não cozinhava NADA. Vivia de miojo e tals. Quando eu comecei a namorar eu passei a ir para a casa do meu namorado nos finais de semana. Então, sempre fazíamos alguma coisa, comíamos fora, etc. Depois que fui morar sozinha, essa rotina continuou. Ou seja, durante a semana minha tia cozinhava ou eu almoçava em restaurante e nos finais de semana almoçava em restaurante com o namorado ou em casa de amigos, da sogra, comia pizza no jantar, etc. Enfim, perdi totalmente o hábito de cozinhar. Cozinhava mais por obrigação, sem tesão algum.
Nesse encontro com ela, fizemos um jantarzinho (mega calórico por sinal) na casa dela e essa amiga dela foi para a cozinha. Conversa vai, conversa vem ela comenta que eu cozinhava muito bem, que eu gostava de cozinhar e inventar coisas diferentes na cozinha, que meu tempero era light e maravilhoso. Hahahaha...eu simplesmente não me recordava mais disso. Minha tia sempre falou que minha comida é melhor que a dela, mas eu nunca achei isso. Como sempre, acho que tudo que eu faço poderia ficar melhor.
Não sou dessas que gosta de cozinhar para os amigos e ficar anunciando que vou preparar isso ou aquilo...até porque minha culinária é light. E, geralmente, as pessoas não gostam muito dessa culinária. Meu ex-namorado, por exemplo, não gostava da minha comida. Ele gostava d prato de peão (arroz, feijão macarrão e salada de legumes com maionese, tudo junto e misturado). Eu sou totalmente contra misturar esses carboidratos todos numa mesma refeição. Então eu questionava e ele achava que eu na fazia por preguiça de cozinhar...kkkkkk..e assim foi surgindo minha “fama” de que não gostava de cozinhar. Tudo é uma questão de análise. Hoje eu já tinha até incorporado isso na minha vida: “não nasci para cozinhar!”.
Tanto é que agora que minha irmã veio morar comigo e ela gosta de receber os amigos em casa para cozinhar pra eles, fazer umas coisas ae gostosas e calóricas. A gente recebe os amigos lá em casa e ela faz feijoada, tortas, moquecas, etc e sempre fica td muito gostoso. Esses dias eu estava preparando minha marmita light a noite pra trazer para o trabalho e como eu já estava na cozinha ela pediu para eu fazer o tira-gosto do pessoal. Coisa simples como fritar batata e umas tirinhas de carne e calabresa. Eu fiz na boa, com um pouco de insegurança de ficar melecado de gordura, etc. O pessoal ficou me zuando porque eu nunca vou para a cozinha e tals. Achando que eu não sei fazer NADA. Vê se pode???!!! Olha só onde minha fama foi parar?!kkkk
Pois eh, depois desse comentário da minha amiga eu me animei de voltar a cozinhar mais. Hoje eu até acordei mais cedo para preparar minha marmita light. Ficou tudo uma delícia. Comprei umas tapoé pequenas ontem para congelar meus legumes em porções indidivuais. Gente...eu estou fazendo minhas marmitinhas com tanto prazer.Poder escolher o que vou comer, caramba! Está fazendo toda a diferença. A geladeira aqui do trabalho está ficando cheia de coisinhas light. As vezes nem dou conta de comer td o que eu trago. Hoje eu trouxe um sanduba e um yogurte. Já tem umas peras e uvas no meu freegobar q eu trouxe essa semana e não deu tempo de comer..rs
Por mim fico aqui papeando, mas to cheia de trabalho aqui. Logo, logo passo nos bloguitos de vcs.
Bjuuss

3 comentários:

  1. Nossa Pat eu nao cozinho nada q vergonha.. Preciso tomar vergonha..rsrs bjs

    ResponderExcluir
  2. oi amiga
    eu estou nessa fase
    quero fazer tudo saudavel
    mas quero preparar é muito bom
    beijo

    ResponderExcluir
  3. Bom diaaaaaa
    vamos começar a semana com o pé direitooo ne
    bjãoo

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho! =)